A Catequese - Paróquia de Laúndos

A Catequese

Atividade Pastoral > Catequese

Mensagem aos Pais e Encarregados de Educação Cristã

"O testemunho de vida cristã, manifestado pelos pais no seio da família, chega até às crianças envolvido em ternura e em respeito materno e paterno. Assim, os filhos compreendem e vivem alegremente a proximidade de Deus e de Jesus, testemunhada pelos pais, de tal modo que esta primeira experiência cristã, a maioria das vezes, deixa uma marca decisiva que dura por toda a vida. Este despertar religioso infantil no ambiente familiar tem um carácter”insubstituível”.

Esta primeira iniciação consolida-se, quando, por ocasião de certos
acontecimentos ou festas familiares, “se tiver o cuidado de explicitar em família o conteúdo cristão ou religioso de tais acontecimentos”. Esta iniciação aprofunda-se ainda mais, quando os pais comentam e ajudam a interiorizar a catequese mais metódica, que os filhos mais crescidos recebem na comunidade cristã. De facto, “ a catequese familiar precede, acompanha e enriquece todas as outras formas de catequese”.

Directório Geral de Catequese, nº226

Com base no texto 226 do Directório Geral de Catequese, a família, mas principalmente os pais, são os primeiros e os principais agentes de catequese. Nesse sentido apelamos a uma maior colaboração por parte de todos os pais.

Para que a catequese dê frutos, eduque para a fé e para a vida é fundamental que a catequese e a família caminhem de mãos dadas e em plena sintonia na transmissão de conceitos e valores.

A Coordenação