História do Agrupamento - Paróquia de Laúndos

História do Agrupamento

A Paróquia > Escuteiros

Agrupamento N.º 570 S. Miguel de Laúndos

A fundação do Agrupamento N.º 570 do Corpo Nacional de Escutas, em S. Miguel de Laúndos, deve-se ao Pároco de então, Pde. José Gomes Araújo. Contactou alguns jovens e adultos da Paróquia para uma possível formação do grupo de Escuteiros, e após um ano de formação e integração no espírito e método escutista marcaram a data de 8 de Dezembro de 1978 para a realização das primeiras Promessas.

Entretanto, e com a saída antecipada do Pároco, as Promessas foram realizadas apenas a 31 de Dezembro de 1978, a mesma data em que deu entrada o novo Pároco da freguesia, Pde. Dinis da Silva Lopes.

Fizeram a promessa de Dirigentes os seguintes elementos: Américo Alves; António Fonseca; Aventino Faria; Celestino Sobral; Jaime Carvalho; Lécio Carvalho; e Paulo Macedo.O Agrupamento iniciou actividade apenas com duas secções: Lobitos e Exploradores.

Passado um ano da fundação, fizeram-se novas Promessas, incluindo a do Ch. Abílio Carvalho, que assumiria a partir dessa data o cargo de Chefe de Agrupamento.