Mov. Esperança e Vida - Paróquia de Laúndos

Mov. Esperança e Vida

Atividade Pastoral

O que é o M.E.V.?
O Movimento Esperança e Vida é uma associação de apostolado laical, de nível nacional, construída e dirigida por viúvas que, tendo encontrado certo equilíbrio humanos e cristão dentro do seu estado de viuvez, pretendem dar apoio às irmãs atingidas pela mesma provação, sobretudo, às de viuvez mais recente. Este movimento está integrado nas Pastoral Familiar.

Quais os objectivos do M.E.V.?
Ajudar as viúvas a:

• Sair do seu isolamento e encontrar um certo equilíbrio humano e espiritual;

• Estudar os seus novos problemas de vida para melhor os poder encarar: solidão, educação dos filhos, trabalho profissional, integração na sociedade ,etc.;

• Descobrir o sentido  da sua provação o caminho que leva a Deus neste estado de viuvez, quer seja transitório, quer seja definitivo, bem como o seu lugar no mundo e na igreja, e a nova missão do seu lar;

• Procurar esclarecer a viúva sobre os seus direitos e encaminha-la para as instituições religiosas e civis, bem como promover acções conducentes a um tratamento mais justo das famílias monoparentais.

Quai os meios de acção do M.E.V.?

• Acção  individual junto das viúvas com a finalidade de as ajudar;

• Renuniões mensais abertas às viúvas, da região servida pelos centros.ões de amizade e convívio por afinidades de trabalho, idade, cultura, etc.);

• Grupos de oração comunitária;

• Recolecções, retiros, peregrinações e excursões de carácter cultural.

Responsáveis  pelo movimento no Arciprestado Vila do Conde/ Povoa de Varzim:
Dª Sameiro Castro (914 205 086) e Dª Alzira Flores (252 644 558) da Paroquia das Caxinas.

Responsável do movimento em Laúndos:
Dª Lurdes Braga ( 252 607 015).